Afinal de contas… Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

A resposta é: Nós não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos pelo fato de que a parte de nosso cérebro responsável pelo controle dos movimentos voluntários, já prevê os nossos movimentos antes mesmo deles acontecerem.

Um estudo da LinKöping University (Suécia) publicado em 2019 no Proceedings of National Academic of Sciences analisou quais áreas do cérebro são ativadas quando sentimos cócegas e quais são ativadas quando nos tocamos.

Os cientistas pediram aos voluntários que se posicionassem em uma câmara de ressonância magnética que registrava imagens da atividade cerebral. Eles foram solicitados a acariciar suavemente o braço e repetiram o processo, mas desta vez com um golpe de um membro da equipe. Ao analisar as imagens dos dois processos, eles compararam quais áreas foram ativadas em cada caso.

A conclusão deles: quando nos tocamos, o cérebro suprime a atividade em uma parte do córtex cerebral relacionada à percepção, então não sentimos ou reagimos da mesma forma que quando recebemos o contato de alguém ou algo.